Botão do Menu
imagem com um X para fechar o menu

Gestão Estratégica
Última atualização:08/03/2019
  O modelo de gestão estratégica da Justiça Federal consiste em um conjunto de práticas gerenciais voltadas para a obtenção de resultados e de condutas corporativas com vistas à garantia de uma melhor prestação jurisdicional à sociedade.

Esse modelo de gestão operacionaliza e impulsiona a formulação e implementação de políticas públicas judiciárias por meio de planejamento, processo que mobiliza as pessoas e a instituição para construir e escolher qual o tipo de cenário futuro desejado, e de ações de gestão pela excelência, que completa o ciclo de planejamento, as quais visam a integrar unidades às diretrizes estratégicas e valores da Justiça Federal, sensibilizando servidores para a produção de melhores resultados nos seus respectivos processos de trabalhos.

A fim de inserir e administrar a prática de tal modelo de gestão, no escopo de atuação da 5ª Região, de modo estruturado e integrado aos demais órgãos da Justiça Federal, o TRF5 conta, em sua atual estrutura, com a Divisão de Gestão Estratégica e Estatística, que abriga a Seção de Gestão de Projetos e Processos e a Seção de Organização e Normatização. Já no âmbito de cada Seção Judiciária Vinculada, a unidade responsável por esse mister é a Seção de Planejamento e Integração Regional. Estas unidades trabalham de forma integrada e cooperada para manter a uniformização e eficiência das atividades de administração da estratégia desenvolvidas na JF5.  
Missão, Visão e Valores
Última atualização:08/03/2019
 
Missão:
A missão é a razão da existência da organização e define seu propósito institucional. A missão da Justiça Federal é:
Garantir à sociedade uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva.
Visão de Futuro:
A visão de futuro é a projeção de um cenário idealizado, possível e desejável da organização, de maneira clara, atraente e viável. Define o modo como a organização pretende ser percebida. A Justiça Federal definiu sua visão para 2020: Consolidar-se perante a sociedade como uma justiça efetiva e transparente.  
Valores:
Os valores são costumes, posturas e ideias que direcionam o comportamento das pessoas na organização, permeando todas as suas atividades e relações. Os valores da Justiça Federal são:  
  1. • Ética;
  2. • Respeito à cidadania e ao ser humano;
  3. • Responsabilidade ambiental;
  4. • Transparência;
  5. • Qualidade;
  6. • Inovação.
 

Imagem de x para fechar o mapa do site
Mapa do site